Encontre o pneu certo para sua moto

Blog Rinaldi

Check list do motoboy: o que não pode faltar na rotina deste profissional

Créditos:

A Rinaldi conversou com alguns motoboys que exercem a profissão há muito tempo. Confira!

Especialistas em otimizar e agilizar demandas que envolvam serviços de transporte, os motoboys exercem uma função muito importante no dia a dia de empresas e consumidores. Eles são responsáveis por coletar e entregar pequenos volumes, sejam eles documentos, medicamentos ou refeições.
Mas a rotina dessa categoria é cheia de desafios! Estradas em péssimas condições, motoristas desrespeitosos, clientes apressados e clima chuvoso são algumas das condições que os motoboys enfrentam com frequência.
Para auxiliar esses profissionais, a Rinaldi conversou com alguns motoboys que exercem a profissão há muito tempo! Experientes, eles apontaram algumas dicas importantes e citaram itens essenciais que devem ser conferidos.
CHECKLIST DO MOTOBOY
Itens obrigatórios para motos!
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a segurança do motoboy inicia com o seu instrumento de trabalho. Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu, em sua Resolução nº 14/98, os seguintes itens obrigatórios para as motonetas, motocicletas e triciclos:

- Espelhos retrovisores de ambos os lados;
- Farol dianteiro de cor branca ou amarela;
- Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
- Velocímetro;
- Buzina;
- Pneus que ofereçam condições de segurança;
- Dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
- Iluminação da placa traseira;
- Indicadores luminosos de mudança de direção dianteiro e traseiro.
Itens essenciais para a segurança do motoboy!
Além dos itens obrigatórios para a moto, existem outros pontos essenciais que um motoboy deve utilizar para a sua segurança pessoal, por exemplo:
- Antena corta pipa;
- Mata cachorro;
- Colete refletivo - principalmente para aqueles que trabalham de noite;
- Joelheiras;
- Capacete com faixas refletivas;
- Refletivos no baú ou na mochila;
- Placa vermelha;
- Carteira A com observação que exerce atividade remunerada;
- Carteirinha de motofretista legalizado.
Conferência diária!

Antes de iniciar o trabalho diário, todo motoboy deve conferir ainda:
- Nível de combustível da moto;
- Calibragem do pneu e qualidade da câmara de ar;
- Nível do óleo;
- Funcionamento da parte elétrica (faróis, piscas);
- Carga da bateria do celular.
Dicas de quem entende do assunto!
Além de contribuir para a criação do checklist da categoria, os profissionais entrevistados pela Rinaldi também deram algumas dicas para os motoboys que estão começando a atuar nessa profissão. Confira:
“Procure trabalhar dentro da lei, com seus documentos legalizados, com carteira de habilitação em dia e com a moto em dia. Pilotar com cautela, respeitar o próximo, respeitar os pedestres e respeitar valores são outras dicas importantes. Tente fazer contratos! E dê preferência para a noite ou para o dia: não trabalhe direto, não abrace tudo. Já trabalhei dessa forma e vi que é importante manter um foco”.
- Vagner Pressi Barbosa, 13 anos de profissão

“Eu trabalho como motoboy há uns 20 anos. Minha esposa também trabalha comigo há uns 12 anos. Já sofri vários acidentes, sempre gerados por outros veículos. A minha principal dica é: dirija sempre na defensiva, nada é tão urgente como sua própria vida! Esteja sempre ligado em tudo ao seu redor. Isso é importante por questões de assaltos e de acidentes também. Ande na lei e cobre o preço correto, pois você não está a passeio! E lembre-se sempre que o urgente só é urgente pois alguém esqueceu de fazer antes. Não vai ser o boy chegando cinco minutos antes que vai resolver o problema”.
- Ivo José Fracalossi, 20 anos de profissão

“Mais atenção no trânsito, pois os condutores andam cada vez mais dispersos, principalmente com os olhos nos celulares. E nunca esqueça de fazer uma oração e pedir proteção antes de sair de casa”.
- Cláudio Saucedo Penha, 19 anos de profissão

outras notícias

carregar mais notícias
Rinaldi. É muito mais pneu. R. Luiz Alegretti 193, Bairro Licorsul | Bento Gonçalves/RS

+55 54 3455.7500



Contato | Trabalhe Conosco