Encontre o pneu certo para sua moto

Blog Rinaldi

De olho na expansão do mercado internacional, Rinaldi fecha parceria com distribuidor dos Estados Unidos

Créditos:

Fabricante de pneus e câmaras de ar de Bento Gonçalves também vem ganhando terreno na Europa

Além de registrar crescimento nos resultados do mercado interno, a Rinaldi também vem apostando com força nas exportações. No começo de setembro, a empresa de Bento Gonçalves/RS enviou o primeiro container para os Estados Unidos repleto de pneus e câmaras de ar para modelos de motocicletas off-road. Os produtos serão comercializados por uma rede de Los Angeles, Califórnia, que já vende produtos off-road há mais de 35 anos.



Com alta demanda de itens do segmento, o mercado americano se desenha com grande potencial para novos negócios. "No momento, em solo americano, a Rinaldi não tinha presença de vendas. Já tivemos algo no passado, mas atualmente não estávamos com nada em andamento. Nossa expectativa para esta nova parceria é muito alta! Temos muitos outros modelos de pneus que podem ser comercializados e vamos trabalhar com marketing agressivo nos Estados Unidos. Fechamos parceria com um distribuidor bem preparado, então temos ótimas perspectivas", explica Renan Vicari, da Rinaldi.



Outro mercado que tem despontado nas exportações da Rinaldi é o europeu. Em outubro, a empresa deve enviar o primeiro pedido para a Finlândia. Serão pneus variados de uso urbano e off-road. "Celebramos parceria com uma rede, que é uma grande empresa de peças para motos, equipamentos e itens para esportes. Eles têm uma grande rede com mais de 18 mega lojas espalhadas pela Finlância. A negociação foi bastante complexa e no primeiro pedido já enviaremos uma quantidade enorme de pneus", relata Vicari. A rede tem base em Helsinki e escritório de compras nos Estados Unidos e Hong Kong.



A relação da Rinaldi com a Europa vem crescendo desde 2016. Além da Finlândia, a empresa conta com clientes sólidos em países como Espanha, Portugal, Suécia, Bélgica e Letônia. "Nossa expectativa é crescer mais e mais com o tempo na Europa, ainda mais agora que a linha de pneus on-road conta com certificado europeu", lembra o executivo de exportação. Atualmente, a fatia de exportação da Rinaldi representa 15% do faturamento da empresa. A meta da fabricante de pneus é aumentar esse índice para 25% em dois anos.



Aumento de tele-entregas puxou alta no mercado interno



Apesar das dificuldades e incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, a Rinaldi Pneus fechou o primeiro semestre de 2020 com um crescimento em seu desempenho na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta de 2%, embora discreta, foi comemorada em função de todos os desafios enfrentados no período. A última semana do mês de março e a primeira semana do mês de abril foram críticas, com paradas em toda a produção.



O desempenho da empresa de Bento Gonçalves é atribuído ao aumento do tráfego de motocicletas que ocorreu na esteira do crescimento nas tele-entregas. A empresa também gerou cerca de 100 novos empregos desde maio, totalizando atualmente 760 colaboradores. A expectativa da Rinaldi é fechar o ano com crescimento de 15% em relação a 2019.

outras notícias

carregar mais notícias
Rinaldi. É muito mais pneu. R. Luiz Alegretti 193, Bairro Licorsul | Bento Gonçalves/RS

+55 54 3455.7500



Contato | Trabalhe Conosco